A arte da meditação, por Daniel Goleman
4.3 (86.67%) 3 votes

O livro A arte da meditação mostra como tranquilizar a mente, relaxar o corpo e desenvolver o poder da concentração

a arte da meditação daniel goleman leia um livro

Em A arte da meditação, Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, nos leva a um passeio pelo mundo da meditação.

O autor enfatiza seus efeitos curativos, suas origens e métodos mais acessíveis para desenvolver a concentração e aprimorar a atenção.

O livro, lançado em fevereiro de 2018, vem acompanhado de um CD contendo quatro práticas guiadas para meditação.

O autor ainda esclarece os equívocos e preconceitos mais comuns sobre o assunto e explica o que você precisa saber para se iniciar nessa prática milenar e ter uma vida com mais serenidade e bem-estar.





Aliviando a hipertensão através da meditação

meditando

“O sistema cardiovascular não faz distinção entre o perigo verdadeiro e o imaginado. Em algumas pessoas a pressão sanguínea aumenta mais pela preocupação com o cumprimento de um prazo do que por perder esse prazo. E fugir um pouco da vida agitada não basta. A mente ainda continua agitada, mesmo dentro de um corpo deitado na praia.” (A arte da meditação, Daniel Goleman, p. 12-13)

“Em um encontro da Sociedade Americana de Cardiologia, foram mencionadas expressivas evidências de que o relaxamento concentrado tem efeitos positivos. (…)
Uma melhora significativa – sem o uso de remédios ou cirurgia – foi conseguida com uma rotina diária baseada em ioga e meditação, acrescida de outras mudanças, como exercícios e uma dieta vegetariana com pouca gordura.” (p. 14)


Meditação e estresse

livro a arte da meditacao estresse

“Aqueles que meditam com regularidade apresentam um nível de ansiedade muito menor do que os que não meditam.” (A arte da meditação, Daniel Goleman, p. 24-25)

“Pessoas com ansiedade crônica ou com problemas psicossomáticos possuem um padrão específico de reação ao estresse: o corpo se mobiliza para enfrentar o desafio e não consegue se acalmar quando cessa o problema.” (p. 27)

“Uma pessoa ansiosa enfrenta acontecimentos normais da vida como se eles fosse críticos. Cada pequeno evento aumenta a sua tensão, e essa tensão, por sua vez, transforma o fato normal seguinte em uma ameaça.” (p. 28)

“A pessoa que medita com regularidade lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de luta ou fuga. Após superar um desafio, ela relaxa com muito mais frequência do que aqueles que não meditam.” (p. 28)


Efeitos da meditação no cérebro

relaxando

Herbert Benson, da Escola de Medicina de Harvard, escreveu um artigo na Harvard Business Review recomendando que os empresários permitissem que os seus funcionários tivessem um período de folga para relaxar.” (Daniel Goleman, p. 33)

A meditação treina a capacidade de prestar atenção. Isso a diferencia das formas de relaxamento que permitem que a mente divague à vontade. Esse aguçamento da atenção continua após a sessão de meditação.
A atenção vai se manifestar de várias maneiras ao longo do dia da pessoa que medita. (…)
Possibilita que, ao conversar com alguém, a pessoa que medita regularmente estabeleça uma relação de maior empatia, porque assim ela consegue prestar uma atenção especial no que a outra pessoa está fazendo e dizendo, e captar melhor as mensagens ocultas que está transmitindo” (p. 34) em sua linguagem corporal.






Meditação e psicoterapia

paciente no terapeuta

“A meditação se mostra como um auxiliar útil para qualquer psicoterapia. (…)
Quando a pessoa que medita volta a atenção para seu interior, ela se torna mais consciente dos pensamentos, sensações e estados que emergem de modo espontâneo.” (A arte da meditação, p. 47-48)

“A tomada de consciência é o agente que transporta as mensagens que formam a experiência. As terapias psicoterápicas se preocupam com essas mensagens e seus significados. A meditação, em vez disso, dirige-se à natureza do agente: a tomada de consciência.

Essas duas abordagens não se excluem entre si; pelo contrário, são complementares.

A terapia do futuro deve integrar técnicas de ambas as abordagens, possivelmente produzindo uma transformação mais completa e potente do que cada uma seria separadamente.” (p. 50)


Atenção

atenção plena par meditar

“O ponto em comum mais evidente entre as escolas de meditação é a importância de se reexercitar a atenção.” (p. 59)

O livro apresenta três critérios de classificação quanto às técnicas de meditação:

  1. Concentração, na qual a mente se concentra em um objeto mental fixo,
  2. Estado consciente, no qual a mente observa a si mesma,
  3. Integrada, quando ambas as operações (concentração e estado consciente) estão combinadas.

“Sistemas diversos de meditação podem adotar pontos de vista totalmente contraditórios entre si. (…) O único ingrediente que não varia é a necessidade de reter a atenção, seja através da concentração, seja do estado consciente.” (p. 63)


Práticas de meditação

“O efeito mais importante da meditação é a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do seu dia a dia. O hábito de meditar diariamente vai ajudá-lo a se desligar do estresse e trará calma e energia para você enfrentar melhor os desafios que vêm pela frente.” (A arte da meditação, p. 74)

É importante, para ter melhores resultados, estabelecer o hábito da meditação. Como podemos aprender em O Poder do Hábito, não é fácil estabelecer um novo comportamento, mas é possível, sim, criar novos hábitos seguindo um passo-a-passo de quatro etapas.

A obra de Daniel Goleman apresenta como realizar seis diferentes técnicas de meditação (sendo quatro delasauxiliadas com o uso de um CD que acompanha o livro):

  1. Meditar respirando
  2. Meditar relaxando o corpo
  3. Meditar se concentrando
  4. Meditar caminhando (conheça a técnica)
  5. Meditar com mantra
  6. Alimentação consciente (conheça a técnica)

“Lembre-se que o principal objetivo da meditação é fortalecer o que nós chamamos de “músculo da atenção”. Cada vez que a sua mente se afasta da sua respiração e você a traz de volta é como se estivesse fazendo um exercício para fortalecer o músculo. Quanto mais você o exercitar, mais forte ele ficará.” (p. 76)





Ficha técnica do livro A arte da meditação, de Daniel Goleman

livro a arte da meditação daniel goleman

  • Título original: trechos de The Meditative mind
  • Autor: Daniel Goleman
  • Páginas: 112
  • Editora: Sextante
  • 1a. Edição: fevereiro de 2018
    compre aqui com desconto na Amazon

Fotos sem identificação: Creative Commons CC0. Fonte: Pixabay. Livremente editadas pelo blog.