A Linguagem Corporal no Trabalho
Avalie esse post!

O livro A Linguagem Corporal no Trabalho apresenta técnicas para se comunicar melhor, causar uma boa impressão e se destacar em sua carreira.

linguagem corporal no trabalho

compre aqui o livro com desconto e receba em casa

O livro aborda temas como um aperto de mão (saindo do conceito básico de apertar a mão de maneira firme). Discute também a importância de olhar nos olhos do seu interlocutor, como se vestir adequadamente para situações profissionais, entre diversos outros temas.

Os autores, Allan e Barbara Pease, já venderam mais de 25 milhões de livros sobre temas como relacionamento humano e linguagem corporal, sendo mais de 3 milhões no Brasil.

Uma leitura rápida e dinâmica, com exemplos ilustrados.

Compartilhamos a seguir algumas lições que aprendemos com o livro A Linguagem Corporal no Trabalho. No entanto, recomendamos a leitura completa da obra. Lembre-se, Leia um Livro! 

Conheça também o best-seller O Poder do Hábito.

 


Como se comportar em entrevistas de emprego

livro a linguagem corporal no trabalho reuniao
Foto: Divulgação

Pesquisas indicam que os primeiros 15 minutos de uma entrevista são vitais – ou seja, você realmente não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.

Até 90% da opinião dos outros a seu respeito será formada nos primeiros quatro minutos, e 60% a 80% do impacto que você causará será não verbal.
Livro A Linguagem Corporal no Trabalho, de Allan e Barbara Pease

A linguagem corporal muitas vezes tem maior relevância que e a linguagem verbal.

Gesticule menos. Os poderosos quase não tem necessidade de se mover. Pessoas calmas, serenas e que mantêm as emoções sob controle usam movimentos claros, precisos e deliberados. Se quiser causar uma boa impressão, você deve reduzir seus movimentos ao mínimo possível.




Respeite o espaço pessoal do outro, que será maior nos minutos iniciais da entrevista. Se você se aproximar demais, o entrevistador pode reagir recostando-se na cadeira e se afastar de você.

No livro A Inteligência Visual  a autora nos ensina lições, como a importância de emoldurar a nossa mensagem com a linguagem corporal e comunicação não verbal.

O que você não deve fazer em uma entrevista

1- Não use cavanhaque. Mesmo que esteja na moda, inconscientemente causa má impressão em pessoas de mais idade.

2- Nunca encha demais sua pasta. Isto o faz parecer desorganizado.

Pastas finas mostram que seu dono é objetivo e, portanto tem uma posição mais elevada. Ou seja: homens de negócio bem-sucedidos carregam pastas finas ou não carregam pasta alguma.” Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

“Quando participar de uma entrevista ou reunião, leve sempre sua pasta em um dos lados do corpo, de preferência na mão esquerda. Isso deixará sua mão direita livre para um aperto de mão, sem se atrapalhar.” Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

3- Evite falar demais. Os profissionais que exercem cargos importantes se comunicam de maneira eficaz usando frases curtas e objetivas.

O que você deve sempre fazer em uma entrevista

1- Entre demonstrando confiança. A forma como você entra na sala de entrevistas diz como espera ser tratado.

2- Planeje sua entrada. Ao chegar, aperte a mão do entrevistador e, em seguida, dê-lhe um intervalo de dois a três segundos para que tenha a chance de observá-lo. Abaixe a vista para abrir sua pasta ou arrumar quaisquer papéis de que possa precisar. Desligue seu telefone, aproxime mais sua cadeira. Só então levante os olhos.

3- Chame o entrevistador pelo nome duas vezes nos primeiros 15 segundos.

4- Posicione sua cadeira ou seu corpo em um ângulo de 45 graus em relação ao entrevistador. isso evita que você fique preso na posição de “reprimenda”, cara a cara, além de aliviar a pressão da entrevista.

5- Use palavras forte, especialmente em entrevistas por telefone.

6- Planeje sua saída. Arrume as suas coisas de modo calmo e deliberado. Dê um aperto de mão no entrevistador, vire-se e saia.

Evite ficar mexendo em colares, pulseiras, relógios ou celulares durante as entrevistas.” Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

Conheça também: Por que fazemos o que fazemos?, livro de Mário Sérgio Cortella


Cuidado com a postura corporal: sente-se adequadamente

livro a linguagem corporal no trabalho sentar
Foto: Divulgação

Se você é vendedor, convide seu cliente a sentar-ser à sua esquerda para fechar mais negócios.
Ao participar de reuniões, porém, faça o possível para sentar-se à direita do chefe. Isso fará com que você dê a impressão de ter mais poder.
Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

A forma como você se senta pode demonstrar muitas coisas, se conhecer os sinais da linguagem corporal.

Sente-se em um ângulo de 45 graus para estabelecer um relacionamento. Isso dá ao encontro um clima informal e descontraído.

Coloque seus concorrentes sentados de costas para a porta. Quando nos sentamos de costas para um espaço aberto, ficamos mais tensos, a pressão arterial se eleva, a respiração fica mais ofegante e a produção de ondas cerebrais aumenta. Isso ocorre porque o organismo automaticamente se prepara para um possível ataque pelas costas.

Certifique-se que seu espaço de trabalho esteja sempre em ordem e tenha uma aparência profissional. Reserve os porta-retratos, enfeites e outros toques pessoas para sua casa.


Como ter sua carreira nas mãos

Um bom aperto de mão pode representar a diferença entre turbinar e derrubar sua carreira.” Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

Durante o aperto de mãos, uma das três atitudes básicas é transmitida inconscientemente:

1- Dominação: Ao colocar a mão por cima da do outro (palma virada para baixo), você indica que pretende assumir o controle do encontro.

2- Submissão: Ao colocar sua mão com a palma virada para cima, demonstra submissão. Pode ser adequado assumir essa posição quando você estiver pedindo desculpas.

3- Igualdade: Nem palmas viradas para cima, nem para baixo. Uma posição neutra com a palma na vertical.

Busque o equilíbrio. Evite apertos de mão frouxos (demonstram insegurança) e muito apertados (o que pode deixar uma lembrança indesejável no interlocutor).

Em uma entrevista ou reunião de negócios, imprima no aperto de mãos a mesma a intensidade do seu interlocutor.

As vezes é difícil perceber nossos hábitos atuais, para controlar a linguagem corporal no trabalho. No entanto, Charles Duigg propõe um guia de quatro passos para mudança de hábitos.


Como utilizar a linguagem corporal adequada em apresentações

diana olhar linguagem corporal
Foto: Divulgação

A princesa Diana dominava a arte de abaixar a cabeça recatadamente e olhar para cima de maneira submissa. Funcionava maravilhosamente para fazer com que o público simpatizasse com ela, mas teria sido um desastre em uma apresentação de negócios.” Allan e Barbara Pease.

steve jobs
Foto: Divulgação

Steve Jobs conquistava plateia não somente pelos lançamentos inovadores da Apple, mas também por seu conhecimento e domínio das técnicas de linguagem corporal.

A plateia ri mais e por mais tempo  quando você usa humor e fica do lado esquerdo do palco.
A plateia reage melhor a apelos e histórias sentimentais contadas por quem está do lado direito do palco.
Os comediantes sabem disso há décadas: faça-os rir ficando à esquerda e chorar ficando à direita do palco.
Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

Preste atenção à posição das pessoas

Se você tiver que fazer uma apresentação de negócios e quiser muito que determinada pessoa preste atenção, coloque-a na primeira fileira.

Alguns conferencistas abandonaram o modelo “sala de aula” para grupos menores, substituindo-se pelo “ferradura” ou “quadrado aberto”. Este modelo traz maior contato visual entre todos os participantes e o orador, estimula a participação e a memorização.

No formato de sala “ferradura”, todos se sentam na primeira fileira.





O poder do Powerpoint

Pesquisas mostram que, de todas as informações enviadas ao cérebro durante uma apresentação visual, 83% são recebidas pelos olhos.” Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

O uso eficaz de recursos visuais é a base de qualquer boa apresentação de negócios.

No entanto, se for utilizar recursos audiovisuais (microfone, PowerPoint, laptop), lembre-se de checar se estão funcionando antes de sua apresentação.

Olhe nos olhos de sua plateia

Olhar nos olhos de seus espectadores aumenta a confiança da plateia em sua credibilidade.

Quando estiver a uma distância de uns 10 metros da primeira fileira, marque um ponto imaginário (ou uma pessoa) em cada canto do grupo e um no centro. Alterne seu olhar entre os pontos para que todos recebam sua atenção.

Sugestões valiosas para uma apresentação de sucesso

1- Nunca conte à plateia que está ansioso ou nervoso. Se contar, eles ficarão procurando sinais de nervosismo em sua postura corporal.

2- Ao falar, use gestos que demonstrem confiança. Junte as pontas dos dedos das duas mãos com as palmas tendo abertas quando fechadas, e mantenha os braços descruzados.

 3- Evite gestos negativos. Não aponte para a plateia, não cruze os braços  ou pés, nem agarra-se à tribuna.

4- Seja expressivo, mas não exagere. Ao gesticular, mantenha os dedos unidos e as mão abaixo da linha do queixo.

5- Demonstre entusiasmo. Certifique-se de que suas expressões faciais reflitam o que você está dizendo. Seu rosto precisa contar a mesma história que suas palavras.

Espelhar a linguagem corporal de outra pessoa é uma ótima estratégia se você estiver fazendo uma apresentação em grupo.
Planeje de antemão que quando alguém da equipe estiver falando e fizer algum gesto ou adotar uma postura, a equipe inteira o imitará.
Isso não apenas dará à sua equipe uma poderosa aparência de coesão como também pode deixar os concorrentes apavorados, pois eles desconfiarão de que há algo especial acontecendo.
Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

Conheça a lista dos best-sellers de 2017!


Como usar a linguagem corporal para ter sucesso em reuniões

a linguagem corporal no trabalho reuniao.jpg
Foto: Divulgação

Para se destacar é preciso ficar de pé

Quando os interlocutores estão de pé, as conversas são significativamente mais breves do que aquele em que os envolvidos estão sentados.

O livro A Linguagem Corporal no Trabalho também recomenda ficar de pé em conversas ao telefone. Dessa forma suas palavras transmitirão mais autoridade e você pensará mais depressa, de acordo com os autores.

Use o truque da caneta para ter a atenção

Para aumentar a atenção de seu ouvinte em uma reunião com apenas uma pessoa, use uma caneta para apontar algum complemento visual.

Verbalize o que a pessoa está vendo. Em seguida, levante a caneta, mantendo-a entre seus olhos e os do outro, o que provoca um efeito magnético de fazer com que ele levante a cabeça.

Dessa forma, ouvindo e vendo você falar, o interlocutor assimila mais sua mensagem.

Preste atenção em baixo da mesa

Em uma reunião ou negociação a pessoa pode dar a impressão de estar serena e segura. No entanto, em baixo da mesa, seus pés estão constantemente dando batidas no chão ou balançando no ar. Esses movimentos revelam sua frustração.

O psicólogo Paul Ekman descobriu, em alguns estudos, que as pessoas aumentam os movimentos das partes inferiores do corpo quando mentem. Dessa forma um observador tem mais chances de flagrar uma mentira se puder ver o corpo inteiro do interlocutor.


O olhar de poder na linguagem corporal

O livro A Linguagem Corporal no Trabalho traz uma proposta de olhar de poder.

Fixe seu olhar no centro de um triângulo imaginário formado pelos “três” olhos da pessoa.

linguagem corporal no trabalho olhar

O efeito causado por esse olhar parece inacreditável. Ele não só deixa o clima muito sério como também tem o poder de fazer um chato se calar imediatamente.

Ao fixar seu olhar nessa área, você exerce uma pressão in tensa sobre a outra pessoa.

Enquanto seu olhar não descer abaixo do nível dos olhos, essa pressão se manterá.

 





Conclusão – Livro A Linguagem Corporal no Trabalho

Compartilhamos um breve resumo das principais lições de A Linguagem Corporal no Trabalho:

1- Apertos de mãos: manter as palmas das mãos em posição vertical e espelhar a força do aperto da outra pessoa normalmente resulta na percepção de um aperto de mão perfeito.

2- Olho no olho: aprenda para onde direcionar seu olhar e quando manter o olho no olhou ou desviar o olhar. Isso aumentará sua credibilidade.

3- Gestos: evite a linguagem corporal fechada ou defensiva, como cruzar os braços ou os pés.

4- Pratique e visualize uma linguagem corporal positiva: tente assentir com a cabeça quando estiver falando, e incline-a quando estiver ouvindo. Mantenha o queixo erguido e o corpo ereto.

5- Evite expressões corporativas do tipo “pensamento criativo”, “alavancar incentivos” e “buscar soluções diversificadas”. Você dará a impressão de ser ultrapassado ou adepto de modismos, o que o fará perde a confiança das pessoas.

6- Tire proveito da tecnologia de ponta. Um laptop ou um celular de última geração lhe conferirá uma elevação de status e, ao revelar conhecimento sobre tecnologia, será considerado um profissional bem informado.

Complementaríamos também com: leia um livro! Aliás, um não, leia e amplie seus conhecimentos para ter mais assuntos interessantes e maior possibilidade de desenvolver assuntos com interlocutores. Cultura literária sempre agrega! #leiaumlivro

Conheça os livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2018!


Ficha Técnica do livro A Linguagem Corporal no Trabalho

livro a linguagem corporal no trabalho

  • Título Original: Body Language in the workplace
  • Autor: Allan e Barbara Pease
  • Editora: Sextante
  • Páginas: 144

compre aqui o livro com desconto e receba em casa