A Metamorfose é a mais célere novela de Franz Kafka. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante, que acorda transformado em um inseto monstruoso.

a metamorfose

“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto.”A Metamorfose, de Franz Kafka

Escrito em 20 dias, no ano de 1912, A Metamorfose é um pequeno livro do escritor austro-húngarao Franz Kafka.

Originalmente escrita em alemão, conta a história do caixeiro-viajante Gregor, que um dia acorda metamorfoseado em um enorme inseto.

A história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor que é trágico, grotesco e cruel na condição humana.

Muito mais do que um conto de ficção, A Metamorfose nos faz refletir sobre egoísmo e hipocrisia, conflitos familiares e sobre a natureza humana de buscar se afastar (e esconder) tudo o que é diferente.

“Tudo que é diferente incomoda o que é igual.” Andrew Amaurick

Há inúmeras metáforas que podemos encontrar em A Metamorfose. Com a leitura da obra somos levados a uma visão conturbada sobre comportamentos, sentimentos e atitudes.

Kafka fala de mudanças e de como encarar o absurdo que é a existência, tanto que “Kafkiano” tornou-se um adjetivo para algo absurdo, surreal.





Enredo de A Metamorfose, de Franz Kafka

a metamorfose leia um livro

Em A Metamorfose é a reação de Gregor, ao continuar agindo “naturalmente” mesmo após se metamorfosear, que nos leva a aceitar mais facilmente o fato dele ter se transformado em um inseto gigante.

A primeira preocupação do personagem principal é sobre o trabalho. Por acordar indisposto devido à sua transformação, Gregor falta ao trabalho e recebe em casa a visita se seu chefe. O autor nos leva a refletir sobre a relação e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, bem como as prioridades que colocamos em nossas vidas.

A segunda maior preocupação do caixeiro-viajante é com sua família. Kafka narra a relação e as dificuldades de adaptação dos pais e irmã de Gregor, em uma relação de medo, indiferença e preocupação em se afastar do que é diferente e incomum.

Naquela família assoberbada de trabalho e exausta, havia lá alguém que tivesse tempo para se preocupar com Gregor mais do que o estritamente necessário!” A Metamorfose, Franz Kafka.

Gregor parece não se incomodar com o fato de ter se transformado em um inseto, mas sim de estar atrasado para o trabalho e a ameaça de perder o seu emprego. Como as suas preocupações continuam sendo as de uma pessoa normal, a sua transformação em inseto é amenizada para o leitor.

Leia também: São Paulo Noir: suspense, dramas urbanos e uma grande protagonista: a cidade da garoa.


A dignidade da pessoa humana metamorfoseada

O livro “A Metamorfose” nos mostra um indivíduo excluído do sistema de relações humanas, subtraído da qualidade inerente à sua personalidade, sem autonomia e autodeterminação. Um indivíduo do qual furtaram a própria dignidade.

“– Ele tem que ir embora! – gritou a irmã. – É o único jeito, pai. O senhor precisa se desfazer da ideia de que aquilo é Gregor. Acreditar nisso, durante tanto tempo, tem sido a nossa desgraça. Como pode ser Gregor? Se fosse, há muito tempo teria percebido que seres humanos não podem viver com um bicho como aquele. E teria partido por conta própria” (Kafka, p. 70-71).

Ao decorrer da obra, cada vez mais Gregor vai deixando de ser tratado como um indivíduo e sendo visto como um animal. Dessa forma o processo de metamorfose vai se completando até o desfecho – o qual prefiro deixar para descoberta do leitor. E, nesse caso, reforçamos a sugestão: leia o livro! 🙂






Franz Kafka

a metamorfose franz fafka

Franz Kafka foi um escritor de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX.

A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.


Ficha Técnica no livro A Metamorfose

franz kafka

compre aqui com desconto na Amazon


Conheça também:

Comments

comments

Escrito por Leia um Livro