Em As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Deepak Chopra se propõe a expor as leis naturais que regem as relações entre homem e natureza, terra e cosmo

ser bem sucedido

Deepak Chopra busca, em As Sete Leis Espirituais do Sucesso, explicar cada um dos princípios que levam à satisfação do espírito e ao sucesso material. Mostra também como aplicá-los no dia a dia para alcançar uma revolução interna e uma transformação da realidade exterior.

Neste livro, o autor visa romper com a ideia mais tradicional de sucesso destruindo o mito de que este é sempre consequência de um trabalho árduo, planos detalhados ou ambição.

O conceito proposto transcende as barreiras do que se restringe simplesmente à realização material. Chopra eleva sua definição a um nível estreitamente ligado à compreensão das necessidades da alma humana.

O sucesso inclui saúde, energia, entusiasmo pela vida, relacionamentos compensadores, liberdade criativa, estabilidade física, emocional, bem-estar e paz de espírito.” As sete leis espirituais do sucesso, Chopra.

 

O livro é de leitura rápida, mas que para ter resultados, deve ser lido e relido, com aplicação diária de seus ensinamentos.

Compartilhamos nossa resenha com as lições que aprendemos com Chopra, com o intuito de despertar a curiosidade pela leitura da obra. E, como sempre, recomendamos: leia um livro!





1. A lei da potencialidade pura

A primeira lei espiritual do sucesso é a lei da potencialidade pura. Essa lei se apoia no fato de sermos consciência pura, nossa essência espiritual. É o campo de todas as possibilidades e da criatividade infinita.

O campo de potencialidade pura é o próprio Eu. Não existe separação entre você e esse campo de sucesso.

Quando julgamos e criticamos os outros, nos distanciamos desse campo, nos afastamos do nosso Eu.

Aplicação da primeira lei espiritual do sucesso:

  • Entrar em contato com o campo da potencialidade pura, reservando um momento do dia para ficar em silêncio, para apenas ser. Pode ser por meditação, por contemplação.
  • Reservar um período do dia para comungar com a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as cosas vivas.
  • Praticar o não julgamento. Começar o dia dizendo: “Hoje, não julgarei nada que aconteça”

2. A lei da doação

as 7 leis doacao

O universo opera por meio de trocas dinâmicas… dar e receber são diferentes aspectos do fluxo da energia universal.
Em nossa própria capacidade de dar tudo aquilo que almejamos, encontra-se a chave para atrair a abundância do universo para as nossas vidas.” As sete leis espirituais do sucesso.

A mera ideia de dar, de abençoar, de oferecer uma simples oração tem o poder de afetar a vida dos outros.

Toda a semente traz em si a promessa de muitas florestas. Mas a semente não pode ser guardada. Ela precisa doar sua intrínseca capacidade de gerar aso solo fértil. Ao doar-se, seus fluxos vitais invisíveis manifestam-se materialmente.” Chopra

Napoleon Hill também defende esse fator em sua filosofia da Lei do Triunfo.

Aplicação da lei:

  • Oferecer diariamente uma coisa a todos que entrar em contato. Pode ser uma flor, uma oração, um cumprimento.
  • Receber agradecido, diariamente, todas as dádivas que a vida oferece.
  • Assumir o compromisso de manter a riqueza circulando em sua vida, dando e recebendo os mais preciosos presentes: carinho, afeição, apreço e amor.

3. A lei do carma

A terceira lei espiritual do sucesso é a lei do carma. A palavra carma significa o conjunto das ações dos homens e suas consequências. É a causa e efeito simultaneamente.

Toda ação gera uma força energética que retorna para nós da mesma forma.

Somos escolhedores infinitos, e Deepak Chopra nos alerta para as escolhas que fazemos a todo o momento.

Quer você goste ou não, tudo o que está acontecendo nesse momento é resultado de escolhas feitas no passado. Infelizmente, muitas dessas escolhas foram inconsciente e, por isso, acham que não são escolhas. Mas são.

Se pararmos para observar suas escolhas no momento que elas ocorrem, mudará esse aspecto de inconsciência. É como um hábito, e como ensina Charles Duigg em O Poder do Hábito, os hábitos podem ser mudados.

Aplicação da terceira lei espiritual do sucesso:

  • Observar as escolhas que vai fazer hoje a todo o momento. E na observação, trazê-las para a percepção consciente.
  • Toda vez que você fizer uma escolha, pergunte: “Quais serão as consequências?” “Trará felicidade para mim e aos outros que serão afetados?”
  • Pedir, então, orientação ao seu coração e seguir a mensagem enviada por ele. Seja uma mensagem de conforto (siga em frente!) ou de desconforto (pare!)




4. A lei do mínimo esforço

A inteligência da natureza opera pela lei do mínimo esforço… sem ansiedade, com harmonia e amor.” Chopra

Quando aprender esta lição da natureza, conseguirá realizar seus desejos. O peixe não tenta nadar, apenas nada. As flores não se esforçam para abrir, apenas abrem.

O mínimo esforço é despendido quando suas ações são motivadas pelo amor, porque a natureza se mantém unida pela energia do amor.

Se o seu ponto de referência for o ego, se você buscar poder e controle sobre outras pessoas, ou a aprovação dos outros, vai desperdiçar muita energia.” As sete leis espirituais do sucesso.

Aplicação da lei:

  • Praticar a aceitação, aceitando as pessoas, as circunstâncias referentes ao momento presente. Isso não significa em querer que o futuro seja diferente, mas devemos aceitar o presente.
  • Assumir responsabilidade pela sua situações e por todos os fatores que considera problemáticos. Ser mais protagonista e menos vítima da sua própria vida.
  • Assentar sua percepção, hoje, na “indefensibilidade”. Desistir da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer e persuadir a todos.

5. A lei da intenção e do desejo

as sete leis espirituais do sucesso

Esta lei fundamenta-se no fato de que a energia e a informação existem em toda parte da natureza.

De fato, no nível do campo quântico, não há nada além de energia e informação. Campo quântico é apenas outro nome do campo da consciência pura ou da potencialidade pura (primeira lei espiritual do sucesso).

Tanto você quanto a árvore, em nível físico, são compostos dos mesmos elementos: em sua maior parte carbono e também hidrogênio, nitrogênio e outros elementos em quantidades menores. (…)
A diferença entre você e a árvore, portanto, não é o carbono, o hidrogênio, o oxigênio. Na verdade, você, e a árvore estão constantemente trocando carbono e hidrogênio.
A diferença real entre ambos está na energia e na informação.” Deepak Chopra

Quando você concentra sua atenção em alguma coisa, ela fica mais forte em sua vida. Ao contrário, quando você a afasta, a coisa enfraquece, desintegra e desaparece.

A intenção, por sua vez, detona a transformação da energia e da informação. A intenção organiza a sua realização.

O passado é história. O futuro é mistério. O presente é uma dádiva; e é por isso que este momento chama-se ‘presente’.” As sete leis espirituais do sucesso

Se você tiver consciência do momento presente centrado na vida, os obstáculos imaginários = que são mais de 90% dos obstáculos percebidos – desaparecem.

Joseph Murphy desenvolveu toda uma teoria sobre a força de nossa mente. Em O Poder do Subconsciente, Joseph mostra, por meio de pensamentos inspiradores, como somos capazes de moldar a nós mesmos e ao mundo a nossa volta.

Aplicação da lei:

  • Fazer uma lista de todos os seus desejos e olhar para ela, com frequência, antes de entrar em silêncio (ex: ao meditar, dormir) e ao acordar.
  • Liberar sua lista de desejos no campo da potencialidade pura.
  • Praticar a consciencia do momento presente em todas as suas ações.

6. A lei do distanciamento

as 7 leis espirituais do sucesso

De acordo com essa lei espiritual do sucesso, para conseguir qualquer coisa na natureza é preciso se desapegar a ela.

Isso nao significa desistir da intenção de criar um desejo, mas apenas do apego aos resultados.

No momento em que você desistir do seu apego aos resultados, com atenção unidirecionada ao momento presente (como abordado na quinta lei espiritual do sucesso), alcançará tudo o que deseja.

Nesse capítulo, Chopra propõe também que a “sorte nada mais é do que a prontidão e a oportunidade caminhando juntas”. O filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella aborda de forma provocativa o tema, com a proposta de que A sorte segue a coragem.

Aplicação da sexta lei espiritual do sucesso:

  • Comprometer-se, hoje, com o distanciamento. Dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Não forçar soluções de problemas, criando, assim, novos problemas.
  • Transformar a incerteza em um ingrediente essencial da própria existência. Quanto mais incertas forem as coisas, mais seguro deverá se sentir. Este seria o caminho da liberdade.
  • Entrar no campo de todas as possibilidades e antecipar a excitação que pode ocorrer quando se está aberto a uma infinidade de escolhas.




7. A lei do darma ou do propósito da vida

Todos têm um propósito de vida… um dom singular ou um talento único para dar aos outros. E quando misturamos esse talento singular com benefícios aos outros, experimentamos o êxtase da exultação de nossos próprios espíritos.” As sete leis espirituais do sucesso, Chopra.

De acordo com esta lei, você tem um talento singular, uma maneira única de expressá-lo. Existe alguma coisa que você consegue fazer melhor do que todo mundo, em sua forma única de se expressar.

Quando essas necessidades se combinam com a expressão criativa do seu talento, surge a fagulha que cria a riqueza.

Mas qual o nosso propósito na vida? Ou como nos faz questionar Mario Sergio Cortella, Por que fazemos o que fazemos? 

Aplicação da última lei espiritual do sucesso:

  • Nutrir amavelmente a divindade que habita em você, no fundo de sua alma.
  • Elaborar uma lista de seus talentos únicos. Depois, outra lista das atividades que adora fazer quando está expressando esses talentos.
  • Perguntar a si mesmo: “Como posso servir?” e “Como posso ajudar?” As respostas a essas perguntas permitirão ajudar e servir a seus semelhantes com amor.

Considerações finais sobre o livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso

Deepak Chopra bailarina

O livro é de leitura rápida, mas que para ter resultados, deve ser lido e relido, com aplicação diária de seus ensinamentos.

Chopra traz uma proposta de sequência natural de aplicação dessas leis na vida diária.

lei da potencialidade pura é experimentada por meio do silêncio, da meditação, do não julgamento, da comunhão com a natureza. Mas é ativada pela lei da doação, cujo princípio é saber dar o que deseja.

A partir dos seus atos na lei da doação, você ativa, por sua vez, a lei do carma. Ao criar um bom carma, tornará tudo mais fácil na vida: notará que não será necessário fazer muito esforço para satisfazer seus desejos.

Isso, naturalmente, o fará compreender a lei do mínimo esforço. Assim, quando tudo ficar fácil e não exigir esforço, quando seus desejos forem satisfeitos, você começará, espontaneamente, a entender a lei da intenção e do desejo.

Satisfazer seus desejos com tranqüilidade e facilidade permitirá que você pratique a lei do distanciamento.

Para finalizar, quando você começar a entender todas essas leis e passar a focalizar seu verdadeiro propósito de vida, chegará à lei do darmaCom a utilização dessa lei, ao expressar seus talentos singulares para satisfazer às necessidades de seus semelhantes, você receberá tudo o que quiser e quando quiser.




O autor: Deepak Chopra

Considerado pela Time “um dos ícones e heróis do século”, Deepak Chopra é visto como “o poeta-profeta da medicina alternativa”.

O autor é fundador do Centro Chopra para o Bem-estar na Califórnia e possui mais de vinte cinco livros publicados e traduzidos para mais de trinta línguas.


Ficha técnica do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso

as sete leis espirituais do sucesso

  • Título original: The seven spiritual laws of success
  • Autor: Deepak Chopra
  • Editora: BestSeller
  • Páginas: 112
  • 65a. Edição – 2016

Compre aqui pela Amazon – a partir de R$10,00 (usados ou novos).


Fotos sem identificação: Creative Commons CC0. Fonte: Pixabay. Livremente editadas pelo blog.




Comments

comments

Escrito por Leia um Livro