Com uma proposta visual inovadora, o livro Business Model Generation consolida conceitos e propostas de 470 pessoas de 45 países, baseado no modelo Canvas, uma metodologia simples e prática.

business model generation livro canvas

O livro Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios serve como um alento, possibilitando pensar no universo das empresas de forma mais divertida.

A obra enfoca no modelo Canvas, um dos mais conhecidos por quem começa uma startup. Com uma proposta visual inovadora, o livro traz dicas e orientações para validar suas ideias com este modelo. A metodologia é simples e prática.

“O mundo digital demanda uma nova forma de olhar para os negócios de mídia. O Business Model Generation (BMG) é a ferramenta que escolhemos para ajudar a navegar melhor nesse mundo convergente.” – Jorge Nóbrega, diretor-geral de Gestão Corporativa das Organizações Globo.

Conheça os principais conceitos propostos no livro, que faz parte da nossa seleção de 8 livros essenciais para empreendedores e startups.

compre aqui na Amazon


O livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios (método Canvas)

A inovação dos Modelos de Negócios não é uma algo novo. Quando os fundadores do Diners Club apresentaram seu cartão de crédito, em 1950, estavam praticando essa inovação.

O mesmo vale para a Xerox, ao apresentar seu esquema de leasing de máquinas fotocopiadoras e o sistema de pagamento por cópia, em 1959.

Mas a proporção e a velocidade com a qual modelos de negócios inovadores estão transformando a indústria agora são sem precedentes.

No fim das contas, a inovação em modelos de negócio é sobre criar valor, seja para as empresas, ou clientes ou para toda a sociedade.

O livro Business Model Generation traz uma proposta estruturada em cinco sessões:

  1. O Canvas: uma ferramenta para descrever, analisar e projetar modelos de negócio
  2. Padrões de Modelo de Negócios: baseados nos conceitos dos maiores pensadores da administração
  3. Design: técnicas para ajudar você a criar o design dos seus próprios modelos de negócio
  4. Estratégia: reinterpretar suas estratégias sob a ótica dos modelos de negócios
  5. Processo: um processo genérico para ajudar você a projetar modelos inovadores, unindo todos os conceitos, todas as técnicas e ferramentas no livro.

Conheça nossa seleção de 15 livros sobre produtividade que vão te ajudar a ser mais eficaz e eficiente!






O Modelo Canvas

modelo canvas livro business model generation

O ponto de partida deve ser a compreensão do que realmente é um Modelo de Negócios.

Business Model Generation propõe que um Modelo de Negócios seja descrito em nove componentes básicos, que mostram a lógica de como uma organização pretende gerar valor:

  1. Segmentos de clientes (SC): uma organização serve a um ou diversos segmentos de clientes.
  2. Proposta de valor (PV): busca resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades, com propostas de valor.
  3. Canais (CN): as propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas.
  4. Relacionamento com Clientes (RC): o relacionamento com clientes é estabelecido e mantido com cada Segmento de Clientes.
  5. Fontes de Receita (R$): as Fontes de Receita resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes.
  6. Recursos Principais (RP): os Recursos Principais são os elementos ativos para oferecer e entregar os elementos previamente descritos…
  7. Atividades-Chave (AC):… ao executar uma série de Atividades-Chave.
  8. Parcerias Principais (PP): algumas atividades são terceirizadas e alguns recursos são adquiridos fora da empresa.
  9. Estrutura de Custo (EC): os elementos do Modelo de Negócio resultam na estrutura de custo.

Os nove componentes de um Modelo de Negócios formam uma base para uma ferramenta útil, chamada de Modelo Canvas:

livro canvas


Business Model Generation: depoimentos dos autores

O livro é resultado de um processo de cocriação envolvendo 470 pessoas de 45 países.

Seu Modelo de Negócios NÃO é seu Negócio. É um método para questionar, ajudar você a compreender o que fazer a seguir Testes e iterações são cruciais.” Mathew Milan, Canadá

“A inovação de Modelos de Negócios combina criatividade com um método estruturado – melhor dos dois mundos.” Ziv Baida, Holanda

“A inovação do Modelo de Negócios é uma das formas menos utilizadas e mais eficazes de produzir crescimento sustentável, desenvolvimento econômico, e criar novos “mercados” e “indústrias”.” Deborah Mills-Scofield, Estados Unidos.

A simplicidade é muito importante para explicar os padrões e incitar o envolvimento de leitos na inovação de negócios.” Gertjan Verstoep, Holanda

Comece com a conclusão já em mente enquanto assume a perspectiva do cliente final.” Karl Burrow, Japão

“Tipicamente, quando uma organização busca aprimorar seus Modelos de Negócios, isso é resultado de algumas lacunas que ela precisa preencher. Visualizar seu atual modelo pode revelar essas lacunas e transformá-las em itens de ação concreta.” Ravila White, Estados Unidos.


Business Model Generation

livro sobre startup para empreendedores

compre aqui na Amazon


Conheça os principais conceitos propostos no livro, que faz parte da nossa seleção de 8 livros essenciais para empreendedores e startups.

livros sobre startups e empreendedorismo




Comments

comments

Escrito por Leia um Livro