5 livros recomendados por Bill Gates
5 (100%) 1 vote

Bill Gates divulga em seu blog, Gates Notes,  5 recomendações de livros – sendo um com download gratuito

billgates-books.jpg

Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates é um leitor ávido. O fundador da Microsoft já disse, inclusive, que lê 50 livros por ano. Em entrevista ao site Quartz, no ano passado, ele disse que dedica pelo menos, uma hora por dia ao hábito.

“Ler é a minha forma favorita de incentivar a minha curiosidade. Apesar de eu ter sorte de encontrar com muitas pessoas interessantes e visitar lugares fascinantes através do meu trabalho, eu ainda penso que livros são a melhor forma de explorar novos tópicos que te interessam”, escreveu em seu blog, o Gates Notes.

Recentemente, Gates publicou sua lista de recomendações de leitura para as férias do meio do ano, uma lista que abrange diferentes gêneros, incluindo ficção, história e biografia.

É claro que darei computadores aos meus filhos, mas antes eles terão livros“. Bill Gates


1- Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson

Leia um livro Leonardo da vinci Walter Isaacson

Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo da Vinci manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo.

Isaacson fez o melhor trabalho que já vi por reunir os diferentes aspectos da vida de Leonardo e mostrar o que o tornou excepcional“, explicou o cofundador da Microsoft.

Conheça mais sobre o livro Leonardo da Vinci.


2- ‘Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong About the World – and Why Things Are Better Than You Think’, de Hans Rosling

factfullness presente de bill gates para universiários
Imagem principal do blog de Bill Gates (julho/2018)

A tradução livre do título poderia ser: “Factfulness: Dez razões pelas quais estamos equivocados sobre o mundo e por que as coisas são melhores do que você pensa”. A obra foi escrita por Hans Rosling, professor sueco que se dedicou a temas sobre a saúde global e que morreu no ano passado.

factfulness – hábito de apresentar opiniões sobre as quais se tem dados sólidos, conduta que acaba por reduzir o estresse

Rosling ficou conhecido por suas apresentações interativas que usavam dados e animações para explicar o desenvolvimento global de uma maneira convincente.

É a última e muito apropriada palavra de um homem brilhante e um dos melhores livros que já li“, elogiou Bill Gates.

Bill Gates disponibiliza em seu blog o download gratuito do e-book Factfulness (em inglês) para estudantes de graduação. universitários.


3- ‘Origin Story: A Big History of Everything’, de David Christian

origin story leia um livro

“História da origem: uma grande história de tudo” é uma obra do americano David Christian, que, para Gates, criou o seu “curso favorito de todos os tempos: Big History”.

Trata-se de uma disciplina acadêmica que apresenta a história do Big Bang até as sociedades atuais, entrelaçando ideias e evidências com um enfoque multidisciplinar.

“Esse livro te fará apreciar melhor o lugar que a humanidade ocupa no Universo”, opinou Gates.





4- ‘Everything Happens for a Reason: And Other Lies I’ve Loved’, de Kate Bowler

Leia um livro

O livro, cuja tradução livre do título poderia ser “Tudo acontece por alguma razão: e outras mentiras que amei”  foi escrito por Kate Bowler.

Kate relata sua jornada após um diagnóstico de câncer de cólon em estágio avançado.

“O resultado é uma obra dolorosa e surpreendentemente engraçada sobre a fé e como lidar com sua própria mortalidade”, postou em Gates Notes.


5-  Lincoln no Limbo, de George Saunders

Lincoln no limbo capa livro

Lincoln no limbo (Companhia das Letras, 2018) é um livro do americano George Saunders que lhe rendeu o prêmio Man Booker de 2017, um dos mais prestigiados da literatura.

O livro relata a história que começa em 1892 quando, em meio à Guerra Civil Americana, morre, aos onze anos de idade, Willie Lincoln, filho do lendário presidente Abraham Lincoln. A tragédia leva a um luto desesperado o homem que daria fim à escravidão nos Estados Unidos.

“Achava que sabia tudo o que era preciso sobre Abraham Lincoln, mas esta obra me fez repensar partes da sua vida”, escreveu Gates.


Leia também:

7 livros de finanças que você deve ler se quiser ficar rico

livros finanças pessoais

8 livros essenciais sobre startups e empreendedorismo

livros sobre startups e empreendedorismo