O livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, foi lançado em 1997 e continua liderando a lista de livros mais vendidos sobre educação financeira.

Leia um livro pai rico pai pobrew

Indicado como um dos melhores livros sobre finanças pessoais pela Business Insider, e continuamente figurando na lista de livros mais vendidos, Pai Rico, Pai Pobre: o que os pais ricos ensinama seus filhos sobre dinheiro, possui uma linguagem simples e fácil de compreender.

“Qualquer um pode alcançar a prosperidade se decidir fazê-lo.” Robert Kiyosaki

Na obra, o empresário e investidor mostra os ensinamentos que recebeu de seu pai rico, um empresário que tinha apenas o segundo grau completo. Esses conselhos, segundo o autor, foram o principal impulso para que ele próprio acumulasse sua riqueza.

Além de contestar pensamentos frequentes, como “busque um emprego seguro”, “estude bastante” e “sua casa é o seu maior patrimônio”, Kiyosaki explica como a inteligência financeira é um grande passo no caminho para construir um patrimônio sólido.

Conheça nossa seleção de livros essenciais de finanças pessoais para você ler.

compre aqui o livro com desconto pela Amazon


Assista o vídeo que resume em 5 minutos os conceitos de Pai Rico, Pai Pobre


Frases selecionadas de Pai Rico, Pai Pobre

pai rico pai pobre

“Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário, ser pobre é eterno.” (Cap. 1)

“Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro, os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles.” (Cap. 2)

“Evitar o dinheiro é tão neurótico quanto ser apegado a ele.” (Cap. 2)

“Aposentadoria para mim não significa deixar de trabalhar (…). Quer dizer que podemos trabalhar ou não, a nossa riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação.” (Cap. 3)

pai rico pai pobre

“Gente demais se preocupa com dinheiro, e não com a sua maior riqueza, a educação.” (Cap. 3)

“A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa.” (Cap. 3)

“A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.” (Cap. 3)

“Se você costuma gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento do dinheiro disponível apenas resulte em aumento de despesas.” (Cap. 3)

“Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passivos pensando que são ativos.” (Cap. 3)

“Comece a comprar ativos reais, não passivos ou objetos pessoais que não têm valor real (…). Um carro perde cerca de 25% do preço que você paga no momento que sai da concessionária. Não é um ativo verdadeiro.” (Cap. 4)

“Os ricos (…) acumulam ativos. Então, com a renda gerada por esses ativos compram artigos de luxo. Os pobres e a classe média compram artigos de luxo com seu próprio suor, sangue e até com a herança dos filhos.” (Cap. 4)

“Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder.” (Cap. 5)

“Infelizmente a principal razão pela qual a maioria das pessoas não é rica é por seu pavor de perder. Os vencedores não tem medo de perder. Mas os perdedores sim.” (Cap. 6)


 

Pai Rico, Pai Pobre

A versão revisada do livro é estruturada em 9 capítulos. Na obra Robert compartilha  lições que aprendeu com seu pai rico e que proporcionarama chance de se tornar rico também.

Capítulos do livro Pai Rico, Pai Pobre

  1. Os ricos não trabalham pelo dinheiro
  2. Por que possibilitar a proficiência financeira?
  3. Cuide de seu negócio
  4. A história dos impostos e o poder da sociedade anônima
  5. Os ricos inventam o dinheiro
  6. Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro
  7. Supere os obstáculos
  8. Movimente-se
  9. Ainda quer mais? Aqui estão algumas possibilidades

“…ao falar automaticamente ‘Não dá para comprar isso’ seu cérebro para de trabalhar. Ao perguntar ‘O que posso fazer para comprar isso? ‘, você mantém seu cérebro trabalhando.”


1. Invista em sua educação financeira

carro de luxo para ricos

“A casa é uma dívida. Se a sua for o seu maior investimento, você terá problemas.”

Possivelmente, o leitor poderá pensar que tem uma boa noção sobre gestão financeira. Receber, poupar e gastar são, por norma, as três atitudes que todos temos na gestão do nosso dinheiro.

Pai Rico, Pai Pobre propõe que fazer gestão financeira é bem mais do que isso. É saber investir no negócio certo, é saber colocar o dinheiro a trabalhar para si mas acima de tudo é aprender a gastar /investir o dinheiro.

Durante o livro, Robert Kiyosaki fala sobre a questão dos ativos e dos passivos, com um conceito diferente do senso comum contábil, onde qualquer patrimônio pessoal (carro, imóveis etc) são vistos como ativos.

“A inteligência financeira é constituída por quatro habilidades: a capacidade de entender números, estratégias de investimentos, o mercado e as leis. São os fundamentos básicos (…) para ser bem-sucedido na busca pela riqueza.”

Robert orienta a ver ativos como aquilo que gera fluxo de renda para o seu orçamento mensal e passivo como o que todos os meses retira dinheiro do seu orçamento. Dessa forma, o apartamento em que você mora é um passivo, pois consume seu orçamento mensal.

Conheça o livro: Desperte o milionário que há em você, do empresário brasileiro Carlos Wizard Martins.


2. A corrida dos ratos

Robert corrida dos ratos dinheiro

Em Pai Rico, Pai pobre temos somos constantemente questionados sobre como vivemos na “Corrida de ratos”.

A expressão se refere a um comportamento comum na vida da maioria das pessoas: começa por receber os seus primeiros salários, compra uma casa, um carro e endivida-se. Depois compra uma casa e um carro melhores mais caros, se endividam ainda mais. Isso tudo ocorre em círculo, com e assim sucessivamente.

Dessa forma as pessoas que estão na “Corrida dos ratos” P acabam sempre ganhando mais e gastando mais, chegando ao final das suas vidas com muito pouco dinheiro colocado de parte.

“Agora eles estão aprisionados na Corrida dos Ratos. Chega o primeiro filho. Eles trabalham ainda mais. Mais dinheiro e mais impostos, a chamada escalada da alíquota. Um cartão de crédito chega pelo correio. Eles o usam. Mais despesa. Uma financeira telefona e diz que seu maior “ativo”, sua casa, teve seu valor aumentado.

A empresa oferece um empréstimo de “consolidação”, porque sua ficha é tão boa, e lhes diz que o mais inteligente a fazer é zerar os altos juros ao consumidor liquidando seu débito junto ao cartão de crédito. E, além de tudo, os juros pagos sobre a hipoteca imobiliária podem ser deduzidos do imposto de renda. Eles aceitam e zeram os débitos de seus cartões de crédito onerados pêlos elevados juros ao consumidor. Eles suspiram aliviados. A dívida com o cartão de crédito está encerrada.

Agora suas dívidas de consumo estão somadas à hipoteca imobiliária de sua casa própria. As prestações mensais são reduzidas porque ampliaram o financiamento para trinta anos.” Trecho de Pai Rico, Pai Pobre.

Robert recomenda que primeiro devemos construir nossos ativos, colocá-los para trabalhar e gerar renda para você e depois comprar artigos de luxos (todos os itens que não são necessários para sobreviver).

Em O homem mais rico da Babilônia, temos a proposta de que devemos pagar a nós mesmos primeiro (para compra dos ativos que irão render), e depois, com o restante do que sobrar, adequar o orçamento mensal.


3. Invista em você e otimize seu tempo

O autor de Pai Rico, Pai Pobre aconselha que saiba aproveitar o  tempo a seu favor.

Leia novos livros, vá a seminários e tente aprender com os melhores em vez de sentar na frente de televisão e esperar que as horas passem.

Esta ideia não está relacionada com o fato de apenas ser mais produtivo no trabalho, e sim com o fato de aproveitar o seu tempo livre com assuntos mais interessantes e relevantes para o seu negócio.

As vezes para sermos mais produtivos precisamos mudar nossos hábitos, e como ensina Charles Duhigg em O Poder do Hábito, é possível construir novos hábitos em quatro passos.






4. Conheça como as leis funcionam

dinheiro, finanças e riqueza
 
Todos os profissionais que pretendam ter o seu próprio negócio necessitam de saber tudo sobre leis. Por mais que você não goste, este é um conhecimento obrigatório, que poderá permitir poupar centenas de reais todos os meses. Robert Kiyosaki explica que este é mesmo um conhecimento essencial e que grande parte dos seus investimentos tiveram sucesso porque o autor conhecia as leis.
 
Durante o livro, o autor explica que os sistema utilizado pelos governos para garantir a aposentadoria dos trabalhadores “irá pagar cada vez menos” e irá forçar “os trabalhadores a trabalhar cada vez mais até mais tarde”. Concordo a 100% com essa ideia.
 
O que Kiyosaki é que você prepare também a sua própria aposentadoria. É certo que você dificilmente conseguirá fugir dos descontos para a Previdência Social, mas também é importante que crie alguma forma de ter a sua própria aposentadoria.

Conheça as 7 chaves de ouro da prosperidade, que ajudaram o empresário brasileiro Carlos Wizard Martins a construir do zero um ativo bilionário.


5. Aprenda a investir seu dinheiro e construir sua fortuna

educação financeira

Muitas pessoas se assustam ao ouvir o termo “investir” , pensando que pode levar a perder dinheiro. No entanto, não é bem assim… é preciso desenvolver conhecimento sobre o tema e não fechar os olhos.

“Fazer uma poupança mensal é uma orientação válida (…). O problema é o seguinte: torna-nos cego ao que está acontecendo a nossa volta. Perdem-se grandes oportunidades de um ganho maior.”

No livro Pai Rico, Pai Pobre, o escritor explica que “apenas poupar” é um dos maiores erros que um profissional pode cometer.

“A maioria das pessoas só conhece uma solução: trabalhar arduamente, poupar e levantar empréstimos. Então, por que você quer aumentar sua inteligência financeira?

Porque você quer ser o tipo de pessoa que cria sua própria sorte. Você pega o que quer que aconteça e o torna melhor.

Poucas pessoas percebem que a sorte é criada. Do mesmo modo que o dinheiro. E se você quer ter mais sorte e criar dinheiro em lugar de trabalhar arduamente, então sua inteligência financeira é importante.

Agora, se você é o tipo de pessoa que fica à espera de a coisa “certa” acontecer, pode esperar muito tempo. É como esperar que todas as luzes estejam verdes cinco quilômetros antes de começar a viagem”. Pai Rico, Pai Pobre

 




Ficha técnica do livro Pai Rico, Pai Pobre

livros para ler se voce quiser ficar rico

O livro Pai Rico Pai Pobre: o que os pais ricos ensinama seus filhos sobre dinheiro, de autoria do milionário americano Robert Kyosaki, virou uma lenda quando o assunto é educação financeira.

Kyosaki nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (o qual ele chama de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse um homem muito inteligente e honesto, nunca atingiu a liberdade financeira.

Seu “pai rico” era um comerciante local, pai do melhor amigo de Robert, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o homem mais rico do Havaí.

Através de ensinamentos simples, este homem foi o responsável por instruir Kyosaki nos assuntos relativos ao dinheiro.

Focado em desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas, Robert usa sua história pessoal para dar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro.

  • Título original: Rich Dad poor Dad
  • Autor: Robert Kiyosaki
  • Editora: Alta Books
  • Páginas: 322

compre aqui o livro com desconto pela Amazon


Veja também: 7 livros de finanças pessoais que você deve ler se quiser ficar rico

livros finanças pessoais


 

Comments

comments

Escrito por Leia um Livro