Vicent van Gogh não foi apreciado em sua época. Por causa de suas pinturas de traços fortes, as pessoas costumavam achar que era louco

Leia um livro Vicent van Gogh

“Em suas pinturas (de Vicent van Gogh), as árvores são tão altas que atingem as estrelas; as estrelas estão muito perto e as árvores crescem até muito longe. Então, quem iria apreciar essa pintura?” (Osho, Viva à sua própria maneira).

Van Gogh costumava dizer: “Quando eu vejo uma árvore, a minha sensação é a de que a terra está tentando alcançar as estrelas, ir além das estrelas, através das estrelas. Estas são as mãos da terra tentando atingir o desconhecido, o transcendental. E eu amo a minha terra, por isso minhas estrelas são tão pequenas e minhas árvores são grandes. Eu sou parte desta terra; e eu rambém sou uma mão da minha terra. Para mim, as estrelas são pequenas”.







O pintor viveu e morreu não admirado, desconhecido. Permaneceu absolutamente desconhecido por muito tempo.

Em sua própria época, em sua vida inteira, Van Gogh não conseguiu vender um único quadro. Ele tinha que distribuir seus quadros entre os amigos.

Vicent van Gogh se suicidou quando estava com apenas 33 anos. Era-lhe impossível viver, ele não conseguia ganhar nem um centavo. Seu irmão costumava lhe dar dinheiro, mas apenas o suficiente para ele existir, sobreviver. Ele precisava de dinheiro para pintar – para as telas, tintas e pincéis.

Ele recebia dinheiro todo do domingo para uma semana, e então, toda semana, durante três dias, ele comia e, durante quatro, jejuava, para que o dinheiro fosse economizado para comprar telas, tintas e outras coisas de que precisava.

Van Gogh tinha uma qualidade totalmente diferente: era o seu amor por criar.

E por que ele se suicidou? Na verdade um homem como Van Gogh não consegue fazer nada de uma maneira comum. Ele cometeu suicídio porque disse: “Tudo o que quis pintar, eu pintei. Agora, apenas existir não tem sentido. Eu dei o que vim para dar, agora posso voltar para a fonte original. Não há mais necessidades de viver no corpo. Eu contribuí.”

Anos e anos se passaram, então pouco a pouco ele passou a ser admirado. Agora é considerado um dos maiores pintores do mundo.

Tem sido assim com todos os gênios: em sua própria época eles foram condenados.

E, como provoca Osho em seu livro Viva à sua própria maneira: Quanto mais genuína for sua inteligência, maior a probabilidade de que venha a ser condenado.

 Fonte: Viva à sua própria maneira, Osho


Leia um livro Leonardo da vinci

Comments

comments

Escrito por Leia um Livro